Notícia

2º Bate-papo c/ Ricieri Dezem: minha história na Educação Física e no Atletismo

Relatou que ao iniciar a década de 80 anos de vida, tem um pouco de histórias (é muita coisa) da sua trajetória na Educação Física e na arbitragem e organização do Atletismo a contar.

Fonte: ABRAAt em 20/04/2024 - 19:30

Bate-papo

Olá Família, amigos, amigas, ex-alunos, colegas, parceiros.

O Ricieri Dezem é um Professor de Educação Física, que ministrou aulas na Faculdade de Educação Física da PUC Campinas por 40 anos nas disciplinas de Atletismo e de Treinamento Esportivo.

Em 1968 fez suas primeiras atividades como árbitro, enquanto cursava a Faculdade de Educação Física e também aprendeu a fazer escalonamento de pista e de campo e desde então não houve nenhuma parada, perdurando até hoje e talvez mais além.
Digo que essa atividade o fez crescer e se apresentar ao um mundo novo e emocionante, onde viveu esse maravilhoso esporte em todas as suas categorias etárias.

No estado de São Paulo, fez centenas de competições para a Federação Paulista de Atletismo, onde teve o prazer, como ele mesmo diz, de trabalhar com o Professor Osvaldo Pizani, que o ensinou muito sobre organização e escalonamento de pista e a Secretaria Estadual de Esporte. Atuou e ainda atua como árbitro e como organizador. Inicialmente se especializou em partida e teve como professor nessa tarefa o Ivo Salowicz, que era o árbitro de partida da FPA e fez centenas delas em todo tipo de pista e eventos. Em 1974, Campinas sediou uma edição dos Jogos Escolares Brasileiros que foi realizado na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da PUC Campinas e onde ele já trabalhava como professor, como assistente do Professor Nelson Barros, e a partir daí fez os JEBS até o ano de 1994, todos realizados na cidade de Brasília e onde também foi o primeiro a operar o sistema de chegada eletrônica chamado de Accutrack. Na organização dos JEBs ele participava como responsável para a convocação dos árbitros de todo o Brasil e era o coordenador da arbitragem na competição, onde atuavam cerca de 120 árbitros. Também em 1975, Campinas sediou o Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto, realizado na pista da PUC, onde organiram a primeira maratona. Fez também os Campeonatos Escolares Brasileiros CEBs) que eram classificatórios para os JEBs, nas cidades de Belém, Curitiba e Porto Alegre. Na Confederação Brasileira de Atletismo, atuou como árbitro em competições como, Copa América, Sul Americano, Ibero Americano, Campeonato Brasileiro e Troféu Brasil.

Também atuou na Olímpiada no Rio de Janeiro, em 2016. (sic)

Em todos esses anos na Educação Física e no Atletismo, viu e trabalhou com muitos jovens e muitos atletas que alcançaram seus máximos objetivos e com ótimos resultados, especialmente em competições que organizou na cidade de Americana em um período de grandes resultados atléticos e onde participaram os  melhores atletas do país, vindos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia. 

Trabalhou também, fazendo cronometragem eletrônica em várias edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a convite da Federação Catarinense de Atletismo nas gestões do Professor Joel e do Professor Euclides, e também fez por alguns anos esse mesmo serviço para a Federação Mineira, na cidade de Ipatinga.

Ministrou inúmeros cursos de formação de árbitros, autorizados pela CBAt a pedido da Federação Paulista de Atletismo.

Ao longo de 55 anos fazendo atividades de arbitragem e também atuando como professor, fez muitos amigos e colegas, a quem também agradeçeu por essas vivências, assim afirmou Ricieri Dezem.

Você tem mais detalhes registrados no Blog ABRAAt.News